Transtorno Fonológico

Descrição

O transtorno fonológico é uma alteração na produção da fala e/ou na representação mental dos sons de uma língua que pode ter natureza fonética (dificuldade na articulação dos sons da fala de ordem motora) ou fonólogico (alteração na representação ou no armazenamento dos sons da fala no léxico mental).
A aquisição do sistema fonológico (repertório fonético e regras fonológicas) ocorre gradativamente até a idade de, aproximadamente, 6 anos. A maior fase de aquisição ocorre entre um ano e seis meses e quatro anos de idade.Neste período, no entanto, observa-se a ocorrência de omissões e substituições, bem como de processos fonológicos.
O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento.

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FAQ

Perguntas Frequêntes.

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O surgimento das primeiras palavras ocorre ao redor de 12 a 18 meses, quando a criança começa a ter algum controle sobre a produção dos sons e já conhece o significado de uma série de objetos, pessoas, lugares que fazem parte do seu dia-a-dia.

 As primeiras palavras que a criança fala são, em geral, as que têm maior importância em sua vida/rotina e são fáceis de produzir. Quando o vocabulário atinge mais ou menos 50 a 100 palavras (entre 18 e 24 meses), a maioria das crianças entra em uma fase de intenso aprendizado, que chamamos de “explosão do vocabulário”.

Neste momento, a criança é capaz de aprender novas palavras em uma velocidade muito mais rápida, e passa a duplicar ou até triplicar o vocabulário em poucos meses.

 Por isso, embora haja variações individuais, se uma criança tem 2 anos e ainda não fala (ou fala muito pouco), é importante procurar a orientação de um Fonoaudiólogo especialista em Linguagem.

A gagueira é um distúrbio da fala, não regride com o tempo e não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem.

Durante os anos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum que existam períodos variáveis no grau de fluência. Essa variação é decorrente de incertezas morfo-sintático- -semânticas e do amadurecimento neuromotor para os atos de fala. Quando a família observar dificuldades na fluência da fala da criança, ela deve procurar orientação de um fonoaudiólogo.

Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua. Nos primeiros anos do desenvolvimento, portanto, é esperado que ela troque os sons mais difíceis por aqueles que ela já consegue produzir com facilidade.

Ao redor dos três anos, a criança ainda pode trocar vários sons na fala, mas os pais e as pessoas que convivem com ela aprendem a “traduzir” sua fala, pois os erros que a criança comete costumam ser sempre os mesmos (p.ex., a criança sempre troca o “X” pelo “S”).

Aos quatro anos, com o desenvolvimento do sistema auditivo e motor, a criança já consegue pronunciar a grande maioria dos sons da língua.

Por isso, ainda que possa haver alguns tipos de erros, não é mais esperado que as pessoas tenham dificuldade para entender a fala da criança. Caso isso ocorra, é necessária a avaliação Fonoaudiológica.

Em qualquer idade. Existem exames próprio a cada idade e poderemos investigar a audição da sua criança assim que ela nasce, até a idade adulta.

A audição é primordial em todas as épocas de nossa vida, caso você ache que namorara ouvindo bem, pergunta muito : o que? Como?, não conseguindo conversar em grupo, com ruído de fundo, vem conversar conosco, poderemos realizar exames e te ajudar.

Tudo depende da criança ou adulto. A criança tem que permanecer quieta. Aqui em nossa clínica não sedamos. Realizamos exames em sono natural, com atendimento noturno e domiciliar.