Dentro do desenvolvimento infantil são esperados alguns marcos. Por exemplo, espera-se que a criança comece a balbuciar entre 6 e 9 meses e falar por volta de 1 ano e meio de idade.
Quando esses marcos não ocorrem dentro do tempo esperado, tem-se um atraso de linguagem e/ou de fala. Nesse caso, é recomendado procurar uma avaliação fonoaudiológica para entender o que está causando esse atraso e intervir o mais rápido possível. É sempre importante reforçar, também, que esses atrasos não são consequência de preguiça, pois criança não tem preguiça de se desenvolver, mas sim dificuldades no processo!
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O surgimento das primeiras palavras ocorre ao redor de 12 a 18 meses, quando a criança começa a ter algum controle sobre a produção dos sons e já conhece o significado de uma série de objetos, pessoas, lugares que fazem parte do seu dia-a-dia.
As primeiras palavras que a criança fala são, em geral, as que têm maior importância em sua vida/rotina e são fáceis de produzir. Quando o vocabulário atinge mais ou menos 50 a 100 palavras (entre 18 e 24 meses), a maioria das crianças entra em uma fase de intenso aprendizado, que chamamos de “explosão do vocabulário”.
Neste momento, a criança é capaz de aprender novas palavras em uma velocidade muito mais rápida, e passa a duplicar ou até triplicar o vocabulário em poucos meses.
Por isso, embora haja variações individuais, se uma criança tem 2 anos e ainda não fala (ou fala muito pouco), é importante procurar a orientação de um Fonoaudiólogo especialista em Linguagem.
A gagueira é um distúrbio da fala, não regride com o tempo e não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem.
Durante os anos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum que existam períodos variáveis no grau de fluência. Essa variação é decorrente de incertezas morfo-sintático- -semânticas e do amadurecimento neuromotor para os atos de fala. Quando a família observar dificuldades na fluência da fala da criança, ela deve procurar orientação de um fonoaudiólogo.
Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua. Nos primeiros anos do desenvolvimento, portanto, é esperado que ela troque os sons mais difíceis por aqueles que ela já consegue produzir com facilidade.
Ao redor dos três anos, a criança ainda pode trocar vários sons na fala, mas os pais e as pessoas que convivem com ela aprendem a “traduzir” sua fala, pois os erros que a criança comete costumam ser sempre os mesmos (p.ex., a criança sempre troca o “X” pelo “S”).
Aos quatro anos, com o desenvolvimento do sistema auditivo e motor, a criança já consegue pronunciar a grande maioria dos sons da língua.
Por isso, ainda que possa haver alguns tipos de erros, não é mais esperado que as pessoas tenham dificuldade para entender a fala da criança. Caso isso ocorra, é necessária a avaliação Fonoaudiológica.
Em qualquer idade. Existem exames próprio a cada idade e poderemos investigar a audição da sua criança assim que ela nasce, até a idade adulta.
A audição é primordial em todas as épocas de nossa vida, caso você ache que namorara ouvindo bem, pergunta muito : o que? Como?, não conseguindo conversar em grupo, com ruído de fundo, vem conversar conosco, poderemos realizar exames e te ajudar.
Tudo depende da criança ou adulto. A criança tem que permanecer quieta. Aqui em nossa clínica não sedamos. Realizamos exames em sono natural, com atendimento noturno e domiciliar.
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