É a Ciência que estuda o Comportamento Humano, seus estados mentais e sua interação com o meio. A Psicologia propõe intervenções por meio de um conjunto de técnicas comprovadas cientificamente que dão embasamento à escolha dos procedimentos terapêuticos adequados a cada paciente.
Fazem parte do estudo da Psicologia a cognição, memória, atenção, percepção, aprendizagem, linguagem, comunicação, emoções, entre outros.
Com o Processo Terapêutico, o psicólogo observa, analisa o repertório comportamental, coleta dados e realiza protocolos de avaliação; mensura e propõe Planos de Intervenções Individualizados com objetivos variados, buscando o desenvolvimento de habilidades funcionais para a vida de cada criança.
Na Escutar Mais, as intervenções são implementadas de forma lúdica, por meio de brincadeiras e atividades interativas com o objetivo de estimular o desenvolvimento do paciente pela aquisição de habilidades e comportamentos considerados necessários à cada fase do desenvolvimento infantil.
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O surgimento das primeiras palavras ocorre ao redor de 12 a 18 meses, quando a criança começa a ter algum controle sobre a produção dos sons e já conhece o significado de uma série de objetos, pessoas, lugares que fazem parte do seu dia-a-dia.
As primeiras palavras que a criança fala são, em geral, as que têm maior importância em sua vida/rotina e são fáceis de produzir. Quando o vocabulário atinge mais ou menos 50 a 100 palavras (entre 18 e 24 meses), a maioria das crianças entra em uma fase de intenso aprendizado, que chamamos de “explosão do vocabulário”.
Neste momento, a criança é capaz de aprender novas palavras em uma velocidade muito mais rápida, e passa a duplicar ou até triplicar o vocabulário em poucos meses.
Por isso, embora haja variações individuais, se uma criança tem 2 anos e ainda não fala (ou fala muito pouco), é importante procurar a orientação de um Fonoaudiólogo especialista em Linguagem.
A gagueira é um distúrbio da fala, não regride com o tempo e não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem.
Durante os anos de aquisição e desenvolvimento da linguagem, é comum que existam períodos variáveis no grau de fluência. Essa variação é decorrente de incertezas morfo-sintático- -semânticas e do amadurecimento neuromotor para os atos de fala. Quando a família observar dificuldades na fluência da fala da criança, ela deve procurar orientação de um fonoaudiólogo.
Quando a criança está começando a falar, é natural que ainda não consiga produzir todos os sons da língua. Nos primeiros anos do desenvolvimento, portanto, é esperado que ela troque os sons mais difíceis por aqueles que ela já consegue produzir com facilidade.
Ao redor dos três anos, a criança ainda pode trocar vários sons na fala, mas os pais e as pessoas que convivem com ela aprendem a “traduzir” sua fala, pois os erros que a criança comete costumam ser sempre os mesmos (p.ex., a criança sempre troca o “X” pelo “S”).
Aos quatro anos, com o desenvolvimento do sistema auditivo e motor, a criança já consegue pronunciar a grande maioria dos sons da língua.
Por isso, ainda que possa haver alguns tipos de erros, não é mais esperado que as pessoas tenham dificuldade para entender a fala da criança. Caso isso ocorra, é necessária a avaliação Fonoaudiológica.
Em qualquer idade. Existem exames próprio a cada idade e poderemos investigar a audição da sua criança assim que ela nasce, até a idade adulta.
A audição é primordial em todas as épocas de nossa vida, caso você ache que namorara ouvindo bem, pergunta muito : o que? Como?, não conseguindo conversar em grupo, com ruído de fundo, vem conversar conosco, poderemos realizar exames e te ajudar.
Tudo depende da criança ou adulto. A criança tem que permanecer quieta. Aqui em nossa clínica não sedamos. Realizamos exames em sono natural, com atendimento noturno e domiciliar.
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