Processamento Auditivo Central pode afetar o desempenho escolar e no trabalho.

Você ou seu filho apresentam dificuldades para a localização e a distância dos sons, memorizar o que foi dito e entendimento a fala em locais barulhentos é um desafio? Saiba que esses são alguns dos principais sintomas do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC). Muitas vezes confundida com déficit de atenção, o transtorno afeta pessoas de várias idades e pode afetar tanto o desempenho escolar, quanto no trabalho. 
 
Apesar da incidência do DPAC ocorrer em diversas faixas etárias, o distúrbio ocorre com maior frequência na fase escolar, durante e após a alfabetização. Isso porque este é um período no qual a demanda linguística é mais exigida e o ambiente de aprendizado passa a ter estímulos mais competitivos.
 
No caso de adultos, o DPAC pode gerar desgaste, cansaço, irritabilidade e erros excessivos por causa da dificuldade na percepção da fala ou em memorizar o que foi dito – principalmente para aqueles que trabalham em locais barulhentos ou com ambiente acústico desfavorável.
 
Já a incidência nos idosos pode estar relacionada com o processo de envelhecimento e que culmina com a piora das funções auditivas e cognitivas. Aos primeiros sinais de dificuldade na audição, linguagem ou aprendizado, é indicado buscar um especialista para avaliar se há disfunção do processamento auditivo, a perda auditiva ou ambos.
 
Exames e tratamentos
O exame do Processamento Auditivo Central (PAC) é realizado pelo fonoaudiólogo dentro de uma cabine acústica e o uso de fones de ouvido, em três sessões. Os testes são selecionados de acordo com a faixa etária e a existência ou não de alterações auditivas. O exame avalia as habilidades auditivas do paciente, incluindo a compreensão e memorização dos sons.
 
A reabilitação é rápida e efetiva quando não está associada a outras dificuldades de linguagem oral e escrita, como dislexia, disgrafia, discalculia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). No caso de perda auditiva, mesmo a de grau leve, além da terapia fonoaudiológica é necessário o uso de aparelho auditivo.
 
Com o tratamento correto, o paciente pode ter sucesso e preservar sua qualidade de vida. Para isso, o diagnóstico precoce é importante a fim de evitar mais danos ao paciente. Uma criança não diagnosticada, por exemplo, pode ter atrasos na fala ou problemas na aprendizagem. Já os adultos podem ter dificuldades profissionais.
 
Referência em distúrbios da comunicação
A EscutarMais é referência em diagnóstico, prevenção e reabilitação de problemas auditivos, da fala e demais distúrbios de comunicação, como o DPAC. Contamos com uma equipe de fonoaudiólogos altamente especializada, estrutura completa e equipamentos de última geração.
 
Agende agora mesmo uma consulta a nossa unidade em Brasília (DF). Afinal, a comunicação é fundamental em todos os momentos da vida, e deve ser tratada com o melhor cuidado possível. A unidade clínica da EscutarMais está localizada no Centro Médico Lúcio Costa (SGAS 610 / L2), na Asa Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Unidade Asa Sul

+55 61 3242 9277
+55 61 9 9905 9911

Unidade Lago Sul

+55 61 3257 3199
+55 91 99964 9360