O desenvolvimento de fala é um processo fundamentalna comunicação, aquisição de linguagem e alfabetização. Geralmente a criança aprende primeiro a pronunciar fonemas considerados mais simples, como “bola” ou “mamãe”. Depois, aos poucos, os sons mais complexos se desenvolvem naturalmente com o passar do tempo. No entanto, cada criança tem o seu ritmo e não á uma idade “certa” para desenvolver fonemas mais complicados.
A fala é uma habilidade de comunicação de desenvolvimento lento. O bebê começa a balbuciar com cerca de 6 meses e, em geral, espera-se que este processo esteja completo quando a criança atinge os cinco anos de idade. Porém, ainda é natural ocorrer erros e trocas na fala até os sete anos, e isso pode estar dentro do esperado para a fase de desenvolvimento da criança.
A idade exata para o desenvolvimento de cada som varia de criança para criança. Por isso é essencial que os pais e familiares estejam sempre atentos a qualquer alteração e busquem ajuda profissional quando necessário. O fonoaudiólogo poderá avaliar e verificar se está tudo dentro do padrão esperado para a idade. Ou se é indicado iniciar a terapia fonoaudiológica.
Atraso de fala x atraso de linguagem
Se o seu filho ainda não fala tanto quanto a maioria das crianças da mesma idade, ele pode estar com atraso de fala ou atraso de linguagem. Apesar de estarem relacionados à capacidade comunicativa das crianças, essas são coisas diferentes. O atraso de fala é quando a criança não apresenta o desenvolvimento da fala esperado para determinada fase da vida. Ela pode até usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.
Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa. Ou seja, quando a criança possui um atraso especificamente na linguagem, ela pode pronunciar corretamente as palavras, mas pode apresentar dificuldades em se expressar ou entender os outros.
As causas para o atraso de fala e linguagem são variadas. Entre as mais comuns estão perda auditiva ou falta de estímulos. Esses casos acontecem quando a criança passa pouco tempo interagindo com adultos. O quadro também pode estar associado a limitações cognitivas, autismo ou de transtorno no desenvolvimento da linguagem. O contato cada vez mais cedo com equipamentos eletrônicos, como televisão, tablets e smartphones também pode ser prejudicial para a criança.
Referência em distúrbios de comunicação
Caso seu filho apresente alguma dificuldade de fala ou linguagem, agende uma consulta a EscutarMais, referência em diagnóstico, prevenção e reabilitação de problemas auditivos, da fala e demais distúrbios de comunicação. Contamos com uma equipe de fonoaudiólogos altamente especializados, estrutura completa e equipamentos de última geração. Tudo para proporcionar a seu filho o melhor tratamento possível.
As terapias fonoaudiológicas são formadas por conjunto de ações ou técnicas específicas, que ajudam a prevenir ou tratar distúrbios na fala, problemas de audição, dificuldade de deglutição e, até mesmo, questões relativas à escrita. As terapias são indicadas para pessoas de todas as idades, desde bebês crianças e adolescentes, até adultos e idosos
Proporcione a seu filho as ferramentas adequadas para que ele possa explorar e conquistar o mundo. Por isso não perca tempo e agende agora mesmo uma consulta a nossa unidade em Brasília (DF). A unidade clínica da EscutarMais está localizada no Centro Médico Lúcio Costa (SGAS 610 / L2), na Asa Sul.
- Home
- Sobre nós
- Exames
- PEATE - Audiometria de Tronco Encefálico
- Posturografia
- Pesquisa de Desconforto Auditivo
- Teste de AASI - Amplificação Sonora Individual.
- Teste de Função Tubaria
- Teste de Ganho Funcional
- Teste de Implante Coclear
- Teste de Percepção de Fala para Implante Coclear
- Testes de Próteses Auditivas
- Veng – vectonistagmografia
- Especialidades
- Síndromes
- Sucção Inadequada
- Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
- Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC)
- Treino do para Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC)
- Transtorno Específicos da Aprendizagem
- Transtorno Fonólogico
- Oratória
- Voz Falada e Cantada
- Voz Profissional e Aperfeiçoamento
- Reabilitação Auditiva para Implantados e Usuários de Aparelho Auditivo.
- Convênios
- Blog
- Contato